Dica de livros para atores ;)

Olá turma! tudo bem?
 Hoje vim aqui com uma super dica para quem  curti interpretar, vou falar de três bons livros que ganhei de um amigo quando estava trabalhando no teatro.

 Por favor, ignorem a foto que está de má qualidade, é que prefiro a minha que pegar uma na internet ok!

  1. A construção da Personagem- Constantin Stanislavski
Esse é o que estou lendo  e adorando, tô aprendo muita coisa que nem imaginava!
Nesse livro, a ênfase  recai na atuação como arte e na arte como a expressão mais alta da natureza humana. Sua volta constante ao estudo  da natureza humana é o que distingue aquilo que se tornou conhecido como sitema Stanislavski. É o alicerce de todas as suas teorias e a razão  de estarem sempre sofrendo  leves modificações: cada  volta ao estudo dos seres  humanos  ensinava algo novo.
Como ele diz do seu método neste livro: não é uma roupa feita para enfiar  e sair andando, nem um livro de cozinha onde só temos de achar a página e a receita lá está. Não, é um sistema total de vida!

Ainda estou na página 101 e mesmo sem ter chegado ao final recomendo!
Fonte: tirada do próprio livro A construção da Personagem


2. Improvisação Improvisação para o Teatro - Viola Spolin ( Estudos )
 A tradução da obra de Viola Spolin, um guia de técnicas de ensino e direção, constitui uma preciosa contribuição, não só para o teatro profissional e amador, como para programas escolares  brasileiros  em todos os níveis,  desde o primário até o universitário. Pois os jogos e as técnicas que são apresentados em Improvisação para o teatro inovam os métodos de ensino de direção e interpretação teatrias, permitindo a revitalização e reavaliação de seu valor  pedagógico, não apenas em termos cênicos específicos . Além destes, as aplicações feitas na dança; psiquiatria, na educação como tais, e nas novas abordagens  de escrituras dramatúrgicas,  produziram resultados efetivos e de grande importância no papel social e na criatividade artística do cultivo do teatro.

Esse ainda não li  

A Preparação do Ator - Constantin Stanislaski

 Há nele  muita compreensão e conselhos- tanto para os que atuam e dirigem quanto para os que apenas estudam teatro. Como descontrair, como estudar um papel, trabalhar com imaginação. construir de dentro uma atuação. Como trabalhar com os otores, o intercâmbio toma lá, dá  cá- o modo de considerar a platéia para que possamos controlar suas reações a certas  horas e em outras deixar-le o controle. O estilo de atuar no trabalho clássico e no realista, a arte da concentração. Todos estes assuntos são discutidos e esaminados com magistral clareza e simplicidade. John Gielgud

 Ainda não li



  E aí já leu algum desses?

Fonte: tirei trechos  dos meus livros!

No comments

Powered by Blogger.